Mercado imobiliário tem menos descontos e retorno dos investidores. – 08/2017

Desconto médio foi de 8% em junho, menor valor desde 2015; queda dos preços anunciados pode ter contribuído.

Confira aqui o relatório completo

Os resultados do Raio-X FipeZap do 2º trimestre de 2017 trazem novos dados sobre as condições e as expectativas do mercado imobiliário.

A participação dos investidores no total de compradores apresentou ligeira recuperação no período, subindo de 38%, em março de 2017, para 40%, em março de 2017.

Destaca-se entre a modalidade de investimentos, o aumento daqueles interessados em adquirir o imóvel para aluga-lo.

Os novos dados evidenciam também uma queda da participação das transações com desconto no total de transações: recuo de 75,5%, em junho de 2016, para 72,0% em junho de 2017.

De forma similar, o percentual médio de desconto declinou de 9,4% para 8,0% no mesmo período.

Cabe acrescentar que nos últimos cinco meses o Índice FipeZap registrou queda nominal. Ou seja: a diminuição dos descontos se deu num ambiente de aceleração da redução dos preços anunciados.

Além disso, o percentual de compradores em potencial (isto é, com pretensão de adquirir imóveis nos próximos 3 meses) que classificavam os  preços atuais como “altos” ou “muito altos” manteve-se estável (em torno de 64%) nas últimas duas pesquisas.

Já entre aqueles que adquiriram  imóveis recentemente, essa proporção declinou ligeiramente, de 47% para 46% dos respondentes.

Finalmente, com relação às expectativas sobre a evolução do preço dos imóveis, a participação dos entrevistados que esperam queda nos preços  nos próximos 12 aumentou ligeiramente, de 28% para 29% no último trimestre.

Já a proporção de respondentes que esperam aumento nos  preços oscilou de 17% para 14% no mesmo horizonte temporal. Com isso, considerando-se o total dos respondentes, a variação média de preço  esperada para os próximos 12 meses passou de queda de 3,5% para uma queda de 4,4%.