Boletim FipeZap #1 – Abril/2015

A partir deste abril de 2015 a Fipe e o ZAP publicam o Boletim FipeZap, um boletim trimestral que traz uma leitura mais profunda dos dados do Índice FipeZap, acompanhando a evolução dos fundamentos do mercado imobiliário brasileiro e contextualizando esses indicadores internacionalmente.

O primeiro trimestre de 2015 marcou o início de um ciclo de queda nos preços dos imóveis no Brasil. Não é possível prever quanto tempo essa queda vai durar, já que: (i) a conjuntura econômica atual é bastante peculiar; (ii) faltam dados históricos para sabermos como os preços se movimentaram em outros ciclos de baixa e (iii) esse ciclo de correção é o primeiro após a grande e recente expansão no crédito imobiliário no país, portanto é o primeiro após uma grande mudança estrutural do mercado.

Nos três primeiros meses de 2015, o preço médio anunciado do metro quadrado para venda subiu 0,7% na média das 20 cidades que compõem o Índice FipeZap. Com uma inflação próxima a 4% no mesmo período, os preços reais dos imóveis já acumulam queda de 3% no ano, sendo que em quatro cidades a variação nominal já é negativa. Esse comportamento é significativamente distinto do auge do boom em 2010, quando os preços subiram apenas naquele ano 21% em termos reais.

Os economistas costumam atribuir ciclos de alta nos preços a uma combinação de três fatores: demografia (formação de novas famílias, movimentos imigratórios etc.), aumento da renda e mudanças na oferta ou nas condições de financiamento imobiliário.

Clique aqui para acessar a publicação completa com análises sobre esses e outros fundamentos do mercado de imóveis residenciais brasileiro.