Pre̤o do aluguel residencial tem primeira alta depois de 20 meses Р02/2017.

Após quase dois anos de variações mensais negativas, Índice FipeZap de Locação registra aumento em janeiro.

Confira aqui o relatório completo

Os preços de locação residenciais no Brasil registraram aumento nominal de 0,17% em janeiro de 2017.

Esse foi o primeiro aumento nominal depois de vinte meses. Apesar disso, quando comparado com o nível de janeiro de 2016, o Índice FipeZap de Locação acumula variação de -2,90%.

Levando-se em consideração a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses (+5,35%), o Índice FipeZap de Locação teve uma queda real de 7,84% no período.

Todas as cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse mesmo intervalo de  tempo, sendo que apenas em Santos não houve queda nominal no preço médio de locação.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para  o investidor que opta por locar seu imóvel.

Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em  relação a outras opções de investimento. Em janeiro de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel caiu para 4,3%.

Os preços considerados para o cálculo do Índice se referem a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGP-M/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos).

Desta forma, o Índice FipeZap de Locação representa de  forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.

res_fev