Preço do aluguel residencial tem primeira alta depois de 20 meses.
Após quase dois anos de variações mensais negativas, Ãndice FipeZap de Locação registra aumento em janeiro.
Os preços de locação residenciais no Brasil registraram aumento nominal de 0,17% em janeiro de 2017.
Esse foi o primeiro aumento nominal depois de vinte meses. Apesar disso, quando comparado com o nÃvel de janeiro de 2016, o Ãndice FipeZap de Locação acumula variação de -2,90%.
Levando-se em consideração a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses (+5,35%), o Ãndice FipeZap de Locação teve uma queda real de 7,84% no perÃodo.
Todas as cidades monitoradas pelo Ãndice mostraram resultados inferiores à inflação nesse mesmo intervalo de tempo, sendo que apenas em Santos não houve queda nominal no preço médio de locação.
Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possÃvel obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel.
Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em janeiro de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel caiu para 4,3%.
Os preços considerados para o cálculo do Ãndice se referem a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Ãndice FipeZap de Locação não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGP-M/FGV ou Ãndices similares, de acordo com os contratos estabelecidos).
Desta forma, o Ãndice FipeZap de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.