Pre̤o m̩dio do aluguel residencial tem queda real de 9% em 2016. Р01/2017

Queda nominal de mais de 3% e inflação elevada levaram à queda de preços pelo segundo ano consecutivo.

Confira aqui o relatório completo
Os preços de locação residenciais no Brasil tiveram uma queda nominal de 3,23% em 2016.

Levando em conta a inflação medida pelo  IPCA;IBGE de 6,29%, a queda real do Índice FipeZap de Locação foi de 8,95% no ano passado. No mês de dezembro, os preços ficaram praticamente estáveis (-0,02%), registrando valor médio de R$ 29,99 por m² nas 11 cidades pesquisadas.

Todas as cidades monitoradas pelo índice tiveram quedas reais em 2016, sendo que apenas em São Bernardo do Campo e em Santos não houve queda nominal no preço médio de locação.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para  o investidor que opta por locar seu imóvel.

Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em dezembro de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%.

Os preços considerados para o cálculo do Índice se referem a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não  incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGP-M/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos).

Desta forma, o Índice FipeZap de Locação representa de forma  mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.

fipezap-jan