Preços de imóveis comerciais abrem segundo semestre em queda. – 08/2017
Em julho, preço médio de conjuntos e salas comerciais à venda recuou 0,11%, enquanto o preço de locação caiu 0,67%
O Ãndice FipeZAP Comercial – que acompanha o preço médio de conjuntos e salas comerciais de até 200 m² em 4 municÃpios brasileiros – registrou novo recuo nos preços dos imóveis comerciais em julho. No caso dos imóveis comerciais à venda, foi registrada nova queda no último mês (-0,11%), enquanto os preços de locação recuaram 0,67% no perÃodo.
Em 2017, o Ãndice FipeZAP Comercial acumula queda nominal de 2,28% e 2,59%, respectivamente, no preço médio de venda e locação.
Comparando-se com a inflação acumulada em 2017 (+1,43%, segundo dados do IPCA/IBGE), apenas em Belo Horizonte o preço médio de venda registra alta (nominal e real) no ano.
Nos últimos 12 meses, observa-se queda de 4,08%, no preço médio de venda de imóveis comerciais, e de 5,55%, no preço médio de locação. Em termos reais, tendo em conta a inflação acumulada de 2,71% no perÃodo (IPCA/IBGE), evidencia-se queda de 6,61%, no preço médio de conjuntos e salas comerciais à venda, e recuo de 8,05%, no valor real do aluguel das unidades destinadas para esse fim.
O investimento em imóveis comerciais tem oferecido um retorno médio inferior ao CDI* desde 2014 – diferencial que se acentuou a partir de 2015. Ao longo do primeiro semestre, enquanto o CDI ofereceu uma rentabilidade (anualizada) de 12,9%, os proprietários de imóveis comerciais obtiveram um retorno médio de 1,3% – percentual que inclui a renda média do aluguel e a taxa de valorização dos ativos.
Em julho de 2017, o valor médio do m2 anunciado nos municÃpios monitorados foi de R$ 9.868, no caso de imóveis comerciais à venda, e R$ 41,53, na locação.
Rio de Janeiro se manteve no topo do ranking de venda, com o valor mais caro por m2 (R$ 10.722), enquanto São Paulo lidera com o maior preço médio de locação (R$ 44,49) e a maior taxa de rentabilidade do aluguel, com retorno anualizado de 5,6%.
* O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um tÃtulo de emissão das instituições financeiras, que lastreia as operações entre bancos, e é usualmente considerado o custo de oportunidade padrão dos investidores.