Sobre o FipeZAP

Apesar da relevância do mercado imobiliário para a economia, não havia no Brasil um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços desse setor. Percebendo essa lacuna, o ZAP e a Fipe firmaram uma parceria para gerar e disponibilizar para a sociedade essas informações. A partir da grande massa de anúncios do Zap, complementado com informações de outras fontes, e da expertise da Fipe no desenvolvimento e cálculo de índices de preços, surgiram os Índices FipeZap de preços de Imóveis Anunciados.

O lançamento dos índices ocorreu em 2011, contemplando dados de preços de vendas de imóveis residenciais de 7 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Fortaleza e Recife) e de locação para São Paulo e Rio de Janeiro. Posteriormente foi ampliado o número de cidades acompanhadas (hoje são 25 municípios brasileiros) e foi criado o Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados Comercial (com dados de venda e locação para 4 municípios).

Ao longo do tempo, além do acompanhamento mensal dos preços dos imóveis, também foram desenvolvidos outros produtos associados ao mercado imobiliário:

  • Índice FipeZap Histórico: é um índice trimestral de preços de imóveis anunciados no município de São Paulo a partir de 1965
  • Raio-X FipeZap: a partir de dados coletados por pesquisa elaborada conjuntamente e conduzida pelo ZAP com os usuários do seu site, a Fipe consolida e publica os resultados. A pesquisa apresenta três conjuntos de indicadores (descontos, expectativa de mercado e motivo de compra)
  • Boletim FipeZap: publicação com análise econômica, com foco em conjuntura do mercado imobiliário, onde serão abordados temas de macroeconomia e análises relevantes para o setor
Compartilhe:

Últimas notícias

Ver Todas